17/03/2022

Nossos avós estavam errados?

Nossos avós estavam errados?

A intenção deste texto não é avaliar como os pais educavam seus filhos antigamente, portanto não iremos falar de valores morais ou de costumes. Eram outros tempos, as pessoas tinham uma quantidade muito menor de informações e costumavam repassar para os mais novos o que aprendiam com os mais velhos, com menos influências externas, se comparado aos dias atuais.

No tempo dos nossos avós um ensinamento era comum: COLOQUE SEU DINHEIRO EM IMÓVEIS. IMÓVEL É MOEDA FORTE, COM ELE NUNCA SE PERDE DINHEIRO.

Será que estavam certos?

É quase certo que você conheça alguém que comprou um imóvel há muito tempo, pagou barato na época e viu seu patrimônio valorizar ao longo do tempo. É provável também que tenha ouvido falar de pessoas, talvez um tio ou amigo da família, que poderia ter comprado um imóvel muito barato e decidiu não o fazer, pois tinha outras prioridades (da época em que se comprava uma casa pelo mesmo valor de um automóvel popular ou uma linha de telefone).

Atuo no mercado imobiliário desde 2006 e passei por alguns ciclos de valorização e até de desvalorização dos imóveis neste período. Ouvi diversos clientes reclamando que o valor do imóvel estava muito caro e por esse motivo decidiram não comprar, mesmo quando o imóvel em questão era um apartamento na cidade de São Paulo por R$ 70.000,00. Alguns mais familiarizados com aplicações financeiras arriscadas alegam que pagar aluguel é financeiramente melhor que comprar o imóvel próprio.

Particularmente tenho um perfil de investidor arrojado com um conhecimento que, para um investidor não profissional, considero elevado. Apesar disso eu obtive os maiores ganhos financeiros com imóveis, mas por eu trabalhar neste mercado não sou uma boa referência para o objetivo deste texto.

A grande maioria das pessoas não tem conhecimentos profundos do mercado financeiro, nem do mercado imobiliário, então vamos focar no perfil da maioria. Quem comprou imóvel construiu um patrimônio, deu conforto e segurança para sua família, até mesmo após sua morte. Quem decidiu não comprar imóvel deve estar pagando aluguel e vendo a inflação consumir sua renda junto com o valor do aluguel, despesa essa que irá aumentar sempre.

As pessoas envelhecem e naturalmente ficam com menos energia para trabalhar e, com isso, ter uma renda adequada para as despesas mais elevadas que essa fase da vida demanda. O aluguel certamente é um enorme problema para aposentados de classe média ou baixa.

Eu considero que nossos avós estavam certos, o ensinamento deles é e continuará sendo correto por muito tempo. Imóvel é moeda forte, traz conforto, prosperidade e segurança para as pessoas que você ama. Você também irá envelhecer.

Bruno Rosati Sachi
Gerente Comercial e de Novos Negócios